[FOTOGRAFIA] Grafites

 Olá, leitores! Como vão? Fazia tempo que não postava nada na seção Fotografia, então hoje resolvi compartilhar algumas fotinhos com vocês. A foto que ilustra esse post (e que não foi tirada por mim, obviamente. Heheheh) é de um grafite do Banksy, artista que eu gosto muito e que sempre trás críticas político-sociais em suas intervenções, bem como um humor ácido e muito sarcasmo. A obra acima ("Se grafite mudasse alguma coisa, seria ilegal") é uma sátira ao modo como o grafite é tratado pelo governo (geralmente apagando) e por uma parcela da sociedade e, em tempos de João Dória e muros pintados de cinza em São Paulo, nada mais verdadeiro.
  As fotos foram tiradas há alguns anos no Centro Esportivo Jardim São Paulo, um centro municipal que oferece mais de 20 modalidades esportivas e oficinas para a população.
Vem ver cada grafite lindo!












  Queria muito entender como alguém não considera que obras como essas não são arte quando, na verdade, o grafite vai além. Enquanto obras consideradas "de arte" por quem tem o poder de fazer essa classificação (geralmente parcelas privilegiadas da sociedade) são expostas em museus e outras formas de apresentação, nem sempre acessíveis à grande parte da população, o grafite está ali no muro, no meio da rua pra todo mundo ver de graça. O grafite não precisa ser aceito, muito menos aprovado pela mídia, o grafite não é feito para gerar lucro. Eles colorem o já tão triste panorama cinza das grandes cidades e ressignificam elementos do nosso cotidiano muitas vezes ignorados.
  
  O prefeito aqui de Sampa, diante da repercussão negativa que recebeu ao apagar os grafites da 23 de Maio, anunciou que de três em três meses serão abertos espaços "reservados" para grafiteiros selecionados pintarem seus murais. Não preciso nem dizer que essa medida elitiza o ato de grafitar, uma vez que apenas desenhos e artistas aprovados por alguém poderão criar suas obras. Enfim... Essa discussão é ampla e um tanto polêmica. Só me resta apreciar os desenhos e torcer pra que as coisas melhorem.
  
  Abaixo, algumas intervenções de protesto diante de políticas como a que está sendo realizada em SP (fotos retiradas da Internet):

Protesto feito por OSGEMEOS antes de Dória assumir a prefeitura.



Grafite de Todyone na zona leste de SP.



  Por hoje é só. Até a próxima! Ah, e não esqueça de responder a enquete sobre o que você achou do blog na barra lateral. :)

2 comentários:

  1. Oi Fê!
    Sou alucinada por grafites! Quando vejo algum em minha cidade eu já fico louca para tirar foto hahahaha
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir