[LIVRO] Onde Cantam os Pássaros

Onde Cantam os Pássaros
Autora: Evie Wyld
Editora: Darkside
Páginas: 249
Onde comprar: SubmarinoAmazon  
Jake Wyld vive sozinha em uma velha fazenda, em alguma ilha britânica anônima, um lugar de chuvas incessantes e ventos violentos. Apenas ela, seu companheiro indomado, Cão, e um rebanho de ovelhas. Mas algo tem vindo atrás dos animais - de tempos em tempos algo surge à noite, arrebata uma ovelha e a faz em pedaços. Poderia ser qualquer coisa. Há raposas na mata, um rapaz estranho e um homem esquisito, rumores sobre uma fera obscura e formidável. E há o passado desconhecido de Jake, talvez invadindo seu presente, uma história escondida há anos e há milhares de quilômetros, em uma paisagem de cores e sons diferentes. Uma história contada nas cicatrizes que cobrem suas costas.


 Comecei a ler este livro sem saber exatamente o que esperar dele. Logo no início, percebi uma história promissora que me prendeu pelo mistério e situações perturbadoras. A narrativa mistura fatos do passado e do presente de Jake de acordo com os capítulos: ímpares para o presente e pares para o passado, que é narrado de forma decrescente. 

 Aos poucos, vamos descobrindo que Jake vive em uma fazenda onde cria ovelhas e tem na sua solidão o refúgio de seu passado traumático. A garota está preocupada e passa noites em claro pois uma fera desconhecida tem matado suas ovelhas de forma brutal. Um dia, um homem misterioso aparece em sua propriedade - Lloyd -, e conforme vão se conhecendo, Jake percebe que sente-se confortada e segura com sua presença.
 Ele se mexe na cama e coloca a mão em minha nuca, como se eu precisasse de conforto por algo. Posso me deixar acreditar que sou, pelo menos agora, algum tipo de vítima. - pág 61 -
 Em relação aos acontecimentos passados, somos apresentados à diversas cenas e personagens, como Otto, um senhor asqueroso com quem Jake viveu e com o qual tinha uma relação doentia, sendo tratada como prisioneira e refém de seu comportamento desequilibrado e possessivo.

 Como disse no início da resenha, o que me "prendeu" nesse livro foi o clima de mistério. Queria muito desvendar o motivo da morte violenta das ovelhas, como Jake se deixou enganar por Otto, a razão de suas cicatrizes e o surgimento repentino de Lloyd, de forma muito estranha, por sinal... Porém, a medida que fui avançando na leitura, as respostas mostraram-se insuficientes ou demasiado superficiais.

 Me estranhou bastante, por exemplo, o fato de, sendo tão arredia e desconfiada, em nenhum momento Jake se perguntar sobre a origem de Lloyd, seu passado e tudo mais. Outra coisa foi o momento em que um de seus colegas de trabalho, numa fazenda na Austrália, descobre algo sobre seu passado e passa a ameaçá-la; o livro simplesmente dá a entender que ela partiu em fuga por causa disso, deixando um amante para trás.... e só. O mesmo ocorreu com a fera desconhecida, com a origem de suas cicatrizes e etc.

 Esses e outros furos no enredo foram tornando a experiência de ler esse livro um tanto desanimadora. O ambiente e a trama criados por Evie Wyld poderiam ser muito melhor aproveitados caso ela se aprofundasse mais em cada "plot", e não deixasse a história como uma colcha de retalhos cheia de pontas soltas. Sabe aquela sensação de expectativa que antecede o clímax e, quando ele finalmente acontece, é uma decepção? Tive esse sentimento várias vezes.

 Apesar disso, gostei da forma como a autora foi "tosquiando" a protagonista lentamente, revelando sua vida de forma bastante original. Sobre a edição e design da Darkside, corro o risco de ser repetitiva em meus elogios. A capa é como uma bela colagem, a borda das páginas é preta, uma fita de cetim serve de marcador e a contracapa tem ilustrações de ovelhas. Uma coisa linda!
 Posso jurar que vejo um pássaro, brilhando em chamas, voar do alto de uma árvore e continuar subindo como se fosse um foguete para Marte. - pág 246 -
 Recomendo a leitura - a despeito das críticas - para que conheçam a estrutura diferente com a qual o livro foi escrito, e também para que construam uma opinião própria acerca do enredo, que não deixa de ser interessante. Como sempre digo aqui, não podemos deixar de ler algo baseado em comentários alheios. A experiência de ler um livro é muito pessoal e cada um tem uma impressão diferente sobre a mesma história, e essa é a beleza e a magia da literatura!

 Beijinhos e até a próxima! Não esqueçam de comentar. :)  

6 comentários:

  1. Oi Fêêêê!
    MULHER, que layout lindo! Divo e todo rosinha, queria colocar rosa no meio mas acho que não vai ter nada a ver comigo, vou chorar! Hehe

    Continuando, esse livro é um charme tanto no suspense dele quanto na arte de capa e folheamento. Confesso que me desanimei com com Onde Cantam os Pássaros justamente porque meu amigo comentou que tem muitas pontas soltas. Na verdade, ele largou de lado e nem terminou a leitura então pensa na minha curiosidade toda vez que vou na casa dele? Dá vontade de enfiar o livro na bolsa e nunca mais devolver — ando assistindo coisas de piratas demais — mas esse enredo me lembra bastando o livro Entre Vivos e Mortos, já leu? Amei a nova carinha do Baseado em Livros, parabéns! ♥

    Blog • DISSE O CORVO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pri!!! Esse elogio, vindo de você, é muito especial, pois aho seu blog muito lindo!
      Não li esse livro que você citou, vou pesquisar sobre ele, quem sabe eu goste... e sobre Onde Cantam os Pássaros, sugiro que, antes de comprá-lo, você PEGUE EMPRESTADO (nada de enfiar na bolsa, hahahah) com seu amigo e veja se gosta do enredo. Isso que ele disse sobre as pontas soltas e muito verdade.
      Um beijão!

      Excluir
  2. Saudade dos seus posts, Fê! <3
    Esse livro parece ser interessante, adoro esse clima de mistério que os livros nos causam e a liberdade que temos de "concretizá-los".
    Queria estar com tempo e $ para comprar uns livros que você indica e estão na minha wishlist, estou sentindo falta de ler!
    Beijos!

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bella! Nem me fale... estou com o coração partido de deixar o blog tantos dias desatualizado, mas não consigo arrumar tempo pra fazer tudo. :(
      O clima de mistério é o mais interessante nesse livro, confesso. Sobre a grana pra comprar livros, te dou uma dica: todas as quintas-feiras, a Amazon faz promoções relâmpago e vende livros por preços ultra-mega-super-hiper maravilhosos! Vale a pena dar uma garimpada.
      Um beijãooo!

      Excluir
  3. Olá!!
    As edições da DarkSide são mesmo fantásticas (quero todas! hehe) e esse livro tem aparecido muito no meu feed do instagram, o que me deixou bem curiosa com relação a ele. Foi a primeira resenha que eu li e mesmo com os "defeitos" que você citou, acho que vale a pena dar uma chance pra esse clima de mistério, né? Porque eu adoro um mistério <3
    Beijão, Fê! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se você adora um mistério, então leia ele sim. E sobre as edições da DarkSide, dá vontade de comprar todos os lançamentos só pra ficar olhando/ tirar fotos para o Instagram! Hahahahah.
      Beijão!

      Excluir