[TOP 5] Bandas/cantor que eu AMO!


Olá, pessoal! Como estão? Hoje tem mais um post da categoria Top 5, e dessa vez será sobre bandas e um cantor que eu amo de paixão. Acho complicado falar em bandas "preferidas" pois tem muita coisa boa por aí mas essas com certeza estão no topo da minha lista de preferências. Vem comigo!

 Com exceção de uma banda, vocês vão perceber que eu gosto muito de bandas mais "antigas". Sabe aquele ditado que diz "não é você que está ficando velho, é que a música era muito melhor"? Acredito piamente nisso! Acho que tudo "das antigas" é mais cru, mais visceral. Como não existiam tantos recursos tecnológicos como hoje, os artistas tinham que fazer tudo na raça e muitos desses grupos começaram a fazer um som inovador que ditou tendências em sua época. Hoje qualquer um, por menor que seja o talento, consegue gravar uma música e consertar os "defeitos" com os recursos disponíveis, nem precisa saber tocar direto! Hahaha. Podem me chamar de antiquada... a culpa é todinha do meu pai que, segundo as más línguas, quando eu era um bebê, me colocava para dormir em seu colo ao som de clássicos do rock.

1. Led Zeppelin - 1968
 Essa eu digo COM TOTAL E ABSOLUTA CONVICÇÃO que é minha banda preferida no mundo! Pra mim, Led é o que de melhor já passou por esse insignificante planetinha em matéria de música. E não se trata só do som dos caras, não (apesar de, claro, esse ser um dos motivos principais), mas de toda a performance dos quatro no palco. Os integrantes - Robert Plant/vocal, Jimmy Page/guitarra, John Bonham/bateria, John Paul Jones/baixo - tinham uma sintonia tão fina, um entrosamento tão perfeito que não consigo imaginar o Led sem eles todos juntos, acho que nem eles, visto que após a morte de Bonham a banda acabou. Há quem diga que Page é um plagiador, pois "pegou emprestado" várias composições de blues e transformou-as em sucesso e, para essas pessoas eu mando um grande fuck off! I don't care!!!! Isso não muda o fato de que, pelo menos pra mim, essa é uma banda perfeita e eu nunca vou enjoar de ouvir todas as músicas deles. Deixo vocês com Rock and Roll e algumas lágrimas por eu não ter nascido à tempo de estar no meio dessa multidão.



2. Black Sabbath - 1968
 A maioria da galera mais nova que curte rock é fã do Ozzy em sua carreira solo, que também foi um sucesso, mas eu gosto mesmo é da época do Black! A banda já teve muitas, mas muitas formações, inclusive com James Dio no vocal (que muitos até preferem ao invés de Ozzy) mas a minha formação preferida é a original, com Osbourne no vocal, Tomi Iommi na guitarra (e único presente em todas as formações), Geezer Butler no baixo e Bill Ward na bateria. Meu pai adora me provocar dizendo que Iommi é melhor que Page mas eu afirmo que há controvérsias! Heheheheh. As letras do Black Sabbath envolvem temas como ocultismo, magia negra e outras coisas aterrorizantes e bizarras que na verdade acabaram se tornando a identidade da banda. Quem aí nunca ouviu a história da mordida na cabeça do morcego?
Também nunca vou enjoar de ouvir as músicas desse grupo, como esta, que é uma das minhas preferidas: Paranoid!



3. Janis Joplin / Big Brother & The Holding Company - 1967
 Janis foi amor à primeira "escutada". Sempre gostei de mulheres com vozeirão (como Etta James, Big Mama Thornton e a própria Amy Winehouse) e lembro de ficar impressionada com aquela branquela com um vozeirão rouco e maravilhoso. Quando vi um vídeo dela ao vivo, me apaixonei mais ainda. Aquela cabeleira, aquele monte de pulseiras que iam quase até o cotovelo, seus inúmeros colares e plumas e lenços... como ela era linda! Eu já gostava bastante de blues mas meu primeiro contato com blues feminino foi através das músicas da Janis. Coloquei o nome dela associado ao da banda Big Brother & The Holding Company pois foi com eles que ela alcançou a fama e, depois, acabou optando por fazer carreira solo. Ela com certeza é a rainha do rock dos anos 60 e, de certa forma, um ícone do movimento hippie, apresentando-se no festival Woodstock em 1969, juntamente com Jimmy Hendrix, The Who, Country Joe e outros representantes do Rock'n Roll psicodélico da época. Uma das músicas que eu mais amo é Ball & Chain, e deixo-a aqui pra vocês apreciarem.



4. Nirvana - 1987
 Bem, ninguém pode ser tão saudosista a ponto de não gostar de nenhuma banda mais "moderna", não é mesmo? Gosto de muitas bandas mais recentes, também, e dentre essas Nirvana é sem dúvida a minha favorita! Lembro que a conheci e comecei escutar com frequência lá pelos meus 13 anos e pirava nos gritos do Kurt Cobain (fora que suspirava pelos cantos por ele ser tão lindo e ter morrido tão cedo). Gosto das bandas do movimento grunge, em geral - Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden - mas Nirvana é a que ocupou um cantinho especial no meu coração rebelde de adolescente, e continua ocupando até hoje que sou uma velha careta. Há alguns anos li uma biografia do Kurt Cobain (Mais Pesado Que o Céu) e fiquei de coração partido. Sabia que ele tinha muitos problemas mas não fazia ideia de quão perturbado ele sempre foi, desde a infância. Recomendo muito esse livro pra quem gosta da banda. Agora, me diz se é possível, em sã consciência, ouvir Smells Like Teen Spirit e não gostar!



5. Raul Seixas - 1968
 Pra finalizar esse Top 5, não podia deixar de citar o artista tupiniquim mais querido da minha vida, o Raulzito! Considerado por muitos o pai do rock nacional, Raul inovou misturando rock' n roll e baião numa cena musical ainda recente em Salvador. A fama, de fato, só veio em 1973, com as músicas "Mosca na Sopa" e "Metamorfose Ambulante". Ao longo de sua carreira, Raul, que sempre teve interesses diversificados, envolveu-se com magia e ocultismo, criando a música Sociedade Alternativa - onde idealizava uma irmandade mística - bastante influenciado pelas ideias de Aleister Crowley (que também influenciou MUITO Jimmy Page e chegou a ser tema de algumas músicas do Black Sabbath, vejam só). Suas letras são profundas, filosóficas, contestadoras e eu já fiz muitas loucuras ao som delas. ADORO cantá-las a plenos pulmões, incansavelmente, principalmente Eu Sou Egoísta, que é uma das minhas prediletas. Então, pra não perder o costume, TOCA RAUUUUUL!



 Então por hoje é isso, galera. Espero que tenham gostado e lembrem-se de deixar comentários com suas opiniões e preferências musicais.
 Beijocas!

 
 
   



















8 comentários:

  1. Adorei todos os seus cantores/bandas favoritas!! Curto todos que citou, principalmente Raul e Nirvana!
    Beijokas
    http://otomescriativas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que gosto musical incrível o seu. São bandas (e cantor) sensacionais que, com certeza, deixaram um legado e uma legião de fãs.
    Eu, definitivamente, não conseguiria fazer um top 5 assim. Não consigo eleger só algumas bandas preferidas, são tantas que ouço e gosto, hahaha.
    ps: quero muito ler a biografia do Kurt (lindo ❤).

    Beijos, Fê!
    Amei demais o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lê! Fico tão feliz com seus comentários! <3
      Fiz o Top % mas na verdade gosto de muitas outras bandas que acabaram ficando fora, se não o post ficaria imenso. Mas Led, com certeza, é minha favorita no mundo.
      Leia a biografia sim, vale muito a pena.
      Um beijo grande!

      Excluir
  3. Oi, Fê, tudo bem?

    Nossa, que gosto musical bacana! Confesso que não curto rock, mas essas bandas que você escolheu são clássicas.. Isso sem mencionar Janis e Raul que dispensam comentários, né?

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir