[SÉRIE] The Strain

"The Strain conta a história do Dr. Ephraim Goodweather, o chefe da equipe do Centro de Controle de Doenças na cidade de Nova Iorque. 
Ele e a sua equipe são chamados para investigar um misterioso vírus com marcas que se assemelham a uma antiga e diabólica estirpe de vampirismo. 
À medida que o vírus se espalha, Eph, a sua equipe e uma assembleia de nova-iorquinos, começam uma guerra para garantir o destino da humanidade."
 


 Esqueça tudo que você já leu ou assistiu sobre vampiros. Caninos pontiagudos, mordidas sensuais no pescoço, uma transformação glamourosa ou pele que brilha na luz do sol (hehehe). The Strain inova e quebra conceitos já estabelecidos sobre o tema vampirismo.

 A série é baseada em uma trilogia de livros escrita por Chuck Hogan e Guillermo del Toro <3, conhecida como a Trilogia da Escuridão, da editora Rocco. Como uma das premissas desse blog é a sinceridade, confesso que Noturno, o primeiro dos três volumes, foi um dos poucos livros que abandonei na vida. Sério. Não sei se o momento não era propício (li em meados de 2008/2009), se não estava na vibe certa, sei lá, mas o fato é que simplesmente não rolou. Não gostei da forma como o livro foi escrito e lembro que, na época, comentei com meu marido que tinha a sensação de que o livro foi feito já pensando num roteiro para o cinema, coisa que eu percebo em alguns livros do Stephen King, por exemplo, e não curto muito. Enfim, o tempo passou e em 2014 o canal FX estreou a série, sambando muito na minha cara porque eu cai de amores por ela desde o primeiro episódio! 

 Tudo começa quando um boeing 777 chega num aeroporto em Nova Iorque e para misteriosamente no meio da pista, com todas as persianas abaixadas, luzes apagadas e sem nenhuma comunicação. O Centro de Controle de Doenças (CDC) é acionado e envia Dr. Ephraim "Eph" Goodweather para verificar a ocorrência. Quando embarca no avião, Eph encontra os passageiros "mortos", todos eles, inexplicavelmente. Os passageiros são retirados e levados para autópsia, até que começam a retornar à vida como criaturas assustadoras sedentas por sangue.

  Enquanto Eph e sua equipe tentam encontrar uma explicação científica para o fenômeno, Abraham Setrakian, sobrevivente do Holocausto e dono de uma loja de penhores, tenta de todas as formas convencê-los de que os corpos foram transformados em monstros por uma criatura antiga e letal, que pretende trazer o caos à humanidade. Setrakian conhece os vampiros de perto e sabe quão espertos eles podem ser.

 A mitologia da série é muito bem construída e inovadora. Os episódios trazem cenas do passado, onde a história do vampiro mais antigo conhecido - chamado por Setrakian de Mestre - é contada gradativamente, revelando aos poucos o passado em comum dos personagens e seus objetivos macabros. A transformação em vampiro ocorre de forma dolorosa e envolve uma língua enorme, com uma espécie de ferrão na ponta, que é usado para a sucção do sangue. Quando uma pessoa é vítima de um desses linguarudos, é infectada por vermes, responsáveis por transformá-la em um novo vampiro e pela fome de sangue.

Eu sei que a foto é clichê, mas eu ADORO esse personagem! =)
 Outra novidade é o fato de que os vampiros não possuem uma consciência inteligente, são autômatos que só pensam em alimento e não parecem ter vontade própria. Por este motivo, assemelham-se muito com zumbis - inclusive na aparência grotesca - tão na moda ultimamente. Os únicos que possuem inteligência são aqueles poucos escolhidos pelo Mestre, e que servirão aos seus objetivos.

 O enredo pode parecer meio bobo, a princípio, mas sugiro que vocês dispam-se de qualquer conceito pré estabelecido e deem uma chance à série pois - pelo menos aqueles que gostam do gênero - terão uma grata surpresa. Estou pensando seriamente em dar uma segunda chance aos livros, após ter assistido algumas temporadas.

E você? Já assistiu The Strain ou ficou com vontade de ver? Não esqueça de me contar nos comentários!

Ficha Técnica
Status: Renovada. 3ª temporada.
Início: 2014
País: Estados Unidos.
Gênero: Drama, Terror, Thriller
Emissora: FX (Brasil e EUA)

Beijinhos!

8 comentários:

  1. Nunca ouvi falar, mas gostei da sinopse.
    Vou dar uma procurada.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure sim, Camila. Vale a pena conferir!
      Beijos!

      Excluir
  2. Parece interessante mas sou medrosa hahaha
    Estou seguindo seu blog :)
    bjs

    http://restauradordosnervos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahhahahaah olha... se você é medrosa, melhor deixar quieto. Tem algumas cenas bem assustadoras!
      Beijos!

      Excluir
  3. Já ouvi falar nessa série e a sua resenha aguçou ainda mais minha curiosidade. Beijos!

    http://mechamadebella.blogspot.com.br/2016/01/primeiro-layout-do-blog.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste sim, Bella! É sempre bom uma dose de sustos pra colocar uma adrenalina no sangue.
      Beijocas.

      Excluir
  4. Parece interessante. ^^)
    Olha, indiquei seu blog pra responder uma Tag. O link é esse: http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br/2016/01/resposta-para-tag-de-tudo-um-pouco.html
    Bjão.

    ResponderExcluir