[LIVRO] Extraordinário

Favorito!
Extraordinário
Autora: R.J Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Classificação: 5/5

"August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência, ele é um menino igual a todos os outros."


  

 Começar a estudar em uma nova escola não é fácil pra ninguém. Já passei por essa experiência inúmeras vezes e, tímida como sou, posso dizer que não foram os melhores momentos da minha vida. Imagine como deve ser para um garoto de 10 anos que nunca frequentou uma escola e, pra ajudar, tem uma deformidade facial severa? Esse é o primeiro desafio imposto à Auggie que acompanhamos no livro, bem como a difícil tarefa de seus pais entrarem num acordo sobre essa questão e o processo de convencer o filho de que a experiência será positiva. Confesso que fiquei muito apreensiva, assim como o pai de Auggie. Minha vontade era entrar no livro e dizer "não, não façam isso com o pobre garoto!".
"Como um cordeiro indo para o abate": o que se diz sobre alguém que vai tranquilamente a algum lugar, sem saber que algo desagradável está prestes a acontecer. - pág 50 -
 Antes das aulas começarem, o menino e sua família vão à escola conhecer o ambiente. Lá, são recepcionados pelo Sr. Buzanfa (isso mesmo, o nome do cara é Buzanfa e isso rende várias piadas entre os personagens)  que gentilmente convidou alguns alunos veteranos para que mostrassem a escola ao novo aluno. Nesse momento, Auggie conhece Jack Will, Charlotte e Julian Albans e percebe que sua adaptação - ou melhor, a adaptação dos outros à sua fisionomia - não será nada fácil.

 Os primeiros meses são realmente muito difíceis. Auggie é excluído e sofre bullying constantemente. Em vários momentos, pensa em desistir da escola, porém sempre acaba optando por persistir, afinal nem tudo é um pesadelo. Graças à escola, por exemplo, ele conheceu Summer, a única pessoa que senta-se com ele na hora do almoço todos os dias sem ligar para sua aparência e acaba se tornando uma amiga.
Quem diria que o fato de eu me sentar com o August Pullman no almoço teria tanta repercussão? As pessoas agem como se essa fosse a coisa mais esquisita do mundo. É estranho como as crianças podem ser estranhas. - Summer, pág 127 -
  Em vários momentos, a narrativa (em primeira pessoa) torna-se angustiante. August é uma criança e, a despeito de ter um rosto diferente, seus anseios, medos e sentimentos são os de um garotinho. As pessoas da comunidade em que ele vive, da rua e da escola muitas vezes não enxergam dessa forma e o tratam como uma coisa, uma aberração a ser observada e evitada. Muitas passagens são de cortar o coração e temos alguns vislumbres da crueldade humana em sua pior forma. É perturbador demais saber que existem vários "Auggies" pelo mundo, que passam por tudo pelo que ele passou (e talvez até pior) sem ninguém para defendê-los!

 Com o passar do tempo e dos acontecimentos, os alunos começam a enxergar August com outros olhos. É impossível não se apaixonar pelo garoto! A forma como ele enfrenta todas as dificuldades com coragem e persistência provoca admiração. Ele é bondoso, gentil, inteligente e, além de tudo, um exemplo de resiliência. Fiquei o tempo todo com vontade de abraçá-lo e dizer que sou sua fã, que ele é lindo. O final é tão, tão emocionante que tive que respirar fundo e segurar o choro, pois estava NO TRABALHO e ia dar um baita vexame!
Sempre haverá idiotas no mundo, Auggie (...) Mas seu pai e eu acreditamos, de verdade, que há mais pessoas boas que más na Terra, e que as pessoas boas olham umas pelas outras, cuidam umas das outras. - Isabel Pullman, pág 285 -
  Os capítulos são bem curtinhos e narrados sob a perspectiva de diversos personagens, nem um pouco cansativos. Quase ia dizer que a leitura é rápida mas... não. Seria uma injustiça com Auggie. A leitura é muito dinâmica, sim, mas não é rápida pois precisamos de tempo para digerir tudo que acontece. Este livro é uma lição de vida. Faz jus à todas as resenhas maravilhosas que li antes de finalmente comprá-lo e deveria ser lido por muitas, muitas pessoas (crianças inclusas). 

 E você, já leu ou está com vontade de ler? Me conte aí nos comentários!
 Beijos e até a próxima!

 >>Onde comprar: SubmarinoAmazon

22 comentários:

  1. Oi, Fê.
    Concordo com você, quando diz que o livro é uma lição de vida. Nunca vou me esquecer do Auggie, tenho certeza. Me apaixonei por ele e pela mensagem que a autora passou. Ah, nunca esqueci dessa citação que você colocou aí na imagem.
    Gostei muito da resenha!

    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca vou me esquecer dele. É um livro muito especial! Fico super feliz que tenha gostado da resenha.
      Beijão!

      Excluir
  2. Fiquei muito feliz quando soube que você leu esse livro!
    Ele é muito maravilhoso e precisa mesmo ser lido por todos. Amo muito esse livro.
    Adorei demais a resenha, Fê!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, precisa muito urgentemente! Rs...
      Beijos, sua fofa!

      Excluir
  3. Eu tenho vontade de ler esse livro, porque retrata um assunto bem atual né?
    Gostei muito da sua resenha :)


    beeijão ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Acho que o fato de ser atual torna o livro ainda mais impactante! Obrigada.
      Beijos.

      Excluir
  4. Eu adorei tanto esse livro que logo que acabei de ler fui na livraria comprar os 365 Dias Extraordinários, e agora saiu um novo livro também que se chama Auggie & Eu (uma continuação que conta a parte dos amigos).
    Bjos e sucesso em sua vida~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yumi!
      Eu vi esses livros na Internet e fiquei doidinha pra comprar, mas preciso MUITO dar um tempo nos gastos com livros, então vai esperar um pouco. :(
      Obrigada, beijos pra você também!

      Excluir
  5. Nossa, parece ser um livro lindo, Fê! Nem li, mas já estou tocada! :(
    Beijos!

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você PRECISA ler esse, Bella! Tenho certeza que vai amar.
      Beijo!

      Excluir
  6. oi, oi.

    eu já li o livro e, sem dúvida alguma, ele foi a melhor leitura do ano passado. super leve, além de ser tocante. adoro leituras assim. tu tá sabendo que a escritora lançou outro livro? é com alguns personagens desse livro. se chama "Auggie e eu". é nessa mesma vibe. a leitura flui rapidamente. <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi sim. São três contos narrados por personagens que interagiram com Auggie em Extraordinário. Quero muito ler, está na minha lista.
      Beijos!

      Excluir
  7. A resenha tá maravilhosa, eu achei que você conseguiu passar seus sentimentos em relação ao August, e esse livro é simplesmente maravilhoso! Eu li ele faz 1 ano e lembro quando eu acabei de ler eu comecei a chorar.
    Estou seguindo o blog e espero sua visita,beijos!
    http://saboreandoasestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana!
      Obrigada por seguir o blog. Fico muito feliz que tenha gostado da resenha, sempre fico insegura sobre estar ou não transmitindo com clareza o que realmente quero.
      Vou visitar seu blog, sim!
      Beijos!

      Excluir
  8. Essa é um dos meus livros preferidos da vida, fica bem ao lado de O Pequeno Príncipe e a série A Seleção <3

    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que uma das resenhas que me convenceu a ler este livro foi a sua! Hahahahahah. Você falou tão bem dele e com tanta paixão que fiquei curiosa e acabei amando! Estou com vontade de ler A Seleção. O Pequeno Príncipe já li umas três vezes e também é um dos meus favoritos.
      Beijos.

      Excluir
  9. Ainda não li esse livro *o*
    Vou ler :D

    http://alivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou louca para ler esse livro!! Muito boa a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Leia sim, você vai se encantar.
      Beijos.

      Excluir
  11. Awesome article that I found on this good design blog I learn a lot about how to add wordpress to website. Among the greatest blunders a blogger could make is to "overlook”. Thanks for sharing your produce to us. Regard: Brian!

    ResponderExcluir
  12. Oi, concordo com sua opinião, o livro é realmente EXTRAORDINÁRIO, também lutei muito para segurar o choro. Todos, independente da idade, deveriam sim ler esse livro. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir