[FILME] As Vantagens de Ser Invisível


 As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower)
2012 - EUA
Direção: Stephen Chbosky
Comédia dramática, romance

"Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Seu professor de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele. " 



 



Primeiramente, um protesto: o Netflix precisa urgentemente revisar as descrições de seus filmes porque olha... tá difícil. Foi pura sorte eu colocar esse filme pra rodar. Dito isto, vamos ao post...

 Já tinha visto o livro de mesmo nome à venda em algumas lojas virtuais e nunca nem sequer tinha lido sobre. Sempre passei batido nem sei bem por qual motivo. Numa dessas madrugadas insones, fui zapear pelo Netflix e escolhi esse filme aleatoriamente. Não consegui desgrudar os olhos da tela um segundo!
 Logo no início, já notamos que Charlie tem muitos problemas. Ele acabou de ingressar no ensino médio e não consegue se encaixar em nenhum grupo, passa o tempo todo sozinho e seu único "amigo" é um professor de literatura que vê no garoto um talento inexplorado. Percebemos também, através das conversas entre Charlie e sua família, que ele sofre de algum distúrbio psicológico e mais tarde descobrimos que o gatilho de sua última crise foi o suicídio de seu melhor amigo.

 Tudo muda quando, numa aula de marcenaria, Patrick - um aluno veterano que repetiu esta matéria - contrariando os costumes da escola, faz uma brincadeira ridicularizando o professor ao invés dos alunos. Isso chama a atenção de Charlie, que vê num jogo de futebol americano a chance perfeita de se aproximar de Patrick e com isso acaba conhecendo também Sam (irmã de Patrick).

 A amizade entre os três muda completamente a vida de Charlie. Os irmãos Patrick e Sam não são nada convencionais e o trazem para um mundo novo, repleto de possibilidades e beleza. Claro que Patrick não se livra de todos seus fantasmas, inclusive o filme aos poucos revela qual o motivo de seus traumas, mas ele percebe que tudo pode ser superado com a ajuda de seus novos amigos, e que os milhares de dias que faltam para sua formatura não precisam, necessariamente, ser uma tortura.

 Me identifiquei um pouco com Charlie pois mudei muito de escola ao longo da vida e, principalmente no ensino médio, me sentia bastante deslocada. Não tinha muitos amigos e vivia com a cara enfiada nos livros. A forma como o filme retrata a superficialidade e hipocrisia de algumas relações é muito delicada e envolvente. Em vários momentos, fiquei com um nó na garganta e sentindo uma angústia pungente pelo drama dos personagens, principalmente Patrick, que tenta de todas as formas afogar seus ressentimentos mas sempre acaba sucumbindo.

 Falando nisso, Patrick é meu personagem preferido! Ele é tão alegre e autêntico. Tão profundo em suas simplicidades que me conquistou totalmente. É impossível não se apaixonar por ele. Em relação a Sam - objeto de paixão de Charlie -, muitas vezes senti raiva da garota por ela não ser capaz de enxergar o óbvio. Por ser tão cabeça dura! No fim, acabei sentindo remorso e me dei conta de que ela foi mais vítima do que outra coisa.

 A trilha sonora também é muito, muito boa. Uma das músicas tema é Heroes, uma das minhas preferidas do David Bowie, uma triste coincidência pois o "camaleão do rock" faleceu dia 10 de janeiro, três dias depois de eu assistir o longa. :( Essa música é tão especial, tem uma letra linda que se encaixou perfeitamente num momento emblemático da trama.

 Fico muito feliz quando o acaso me presenteia com filmes tão bons, com um roteiro inteligente e que mexem com meus sentimentos e me fazem ficar pensando neles por horas e horas após seu término. As Vantagens de Ser Invisível sem dúvida é um desses filmes. Não se deixe enganar pelas descrições horríveis do Netflix e dê uma chance a esse, que com certeza já se tornou um ícone do cinema indie. 

Espero que tenham gostado do post. Não deixem de comentar!
Beijos! 



Confira abaixo o trailer do filme e o clipe da música Heroes.  







 

19 comentários:

  1. Eu já li esse livro e ele é muito bom, o filme é muito bom também, mas o livro é bem melhor, como sempre <3

    Abraço!
    Blog do Math

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo ler o livro, também. Acho que vou gostar!
      Beijos!

      Excluir
  2. Sempre ouço falar muito bem, tanto do filme, quanto do livro. Vi o trailer e fiquei curiosa, dá pra perceber que a história é muito boa mesmo. Vou assistir.
    Beijos!

    lesobrinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista sim, Lê!
      Tenho certeza que vai achar muito fofo.
      Beijos.

      Excluir
  3. Li o livro há algum tempo atrás, mas acredita que ainda não vi o filme? Acho que vou fazer isso no final de semana, aproveitar que está no netflix *-* PS: Também acho as descrições do Netflix um horror haha
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dai!
      E aí, conseguiu ver o filme? O que achou?
      Beijos!

      Excluir
  4. Também adorei esse filme! Achei que seria bem mais "drama adolescente" e foi uma surpresa muito positiva! Agora tenho vontade de ler o livro, mas vou esperar esquecer um pouco mais a história.
    Esse Ezra Miller tem feito uns filmes bem legais, achei que sempre ia olhar para ele e ver o Kevin (de Precisamos falar sobre o Kevin) mas está conseguindo fazer coisas diferentes.

    Tami
    Gaveta Abandonada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraaaaaca, Tami! Durante todo o filme eu tive essa sensação de que conhecia ele de algum lugar, mas a atuação foi tão boa e diferente do Kevin que não consegui lembrar, só agora, que você falou!
      Vou fazer o caminho inverso e esperar um pouco pra ler o livro.
      Beijos!

      Excluir
  5. Não assisti ao filme ainda porque quero antes ler o livro. E olha que venho adiando isso a tempos, só não sei ainda porque não me rendi a ambos.
    Beijos,
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, leia sim, Dany! Se o livro for tão bom quanto o filme (e tenho certeza que deve ser), você irá se surpreender!
      Beijocas!

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu só assisti o filme e achei um pouco confuso, acho que era porque o livro explica melhor. Os atores são ótimos e o filme é muito bom :)

    Marquei o seu blog em uma Tag. Um beijo,
    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você achou confuso, Débora? Eu não achei, não. Às vezes se você assistir uma segunda vez essa impressão vai embora... rs.
      Tô doida pra ler o livro!
      Muito obrigada pela indicação, vou responder com certeza!
      Beijo!

      Excluir
  7. Li o livro e já vi o filme milhares de vezes, não me canso. O filme é bom, os atores, a trilha sonora... tudo rsrs
    Bjs

    http://restauradordosnervos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... acho que também vou assistir o filme uma segunda vez, viu?! Porque é MUITO bommm!
      Beijão!

      Excluir
  8. Adoro tanto o livro quanto o filme! *_*
    Seguindo o blog!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Vou conhecer seu blog, também.
      Beijo!

      Excluir
  9. Acredita que nunca vi nem o filme? Agora fiquei curiosa, vou tentar convencer meu namorado e assistir hoje comigo!
    Beijos, Fê!

    http://mechamadebella.blogspot.com.br/2016/01/lembrancas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito! Porque sempre passava batido por ele, também.
      Vocês assistiram? O quê achou?
      Beijão!

      Excluir
  10. A primeira vez que toquei no livro "As vantagens de ser invisível" eu tinha cerca de 9 anos, achei na época que era muito pesado sabe... Ano passado voltei a ler, e agora, mais madura, me apaixonei pelo livro, é muito envolvente e real, não largava o livro. Terminei e logo corri ver o filme, que corresponde e ultrapassa todas as expectativas!
    Bejos, Otomes Criativas
    Temos um post sobre o livro/ filme: http://otomescriativas.blogspot.com.br/2014/12/as-vantagens-de-ser-invisivel.html

    ResponderExcluir