O início...

A Zabumba do Quati (Coleção Mico Maneco) - Ana Maria Machado e Claudius
Ed. Salamandra
24 páginas

Quico estava querendo fazer forró. Fez uma flauta de taquara e chamou o amigo Quati para tocar zabumba. Só que o Quati não sabe o que é zabumba, mas não quer que ninguém saiba disso.







  

 Não sei dizer ao certo quando minha paixão pela leitura começou de fato. Sei que comecei a ler com gibis da Turma da Mônica e nunca mais parei!

 Resolvi começar este blog com o primeiro livro que ganhei na vida, presente de meus pais durante uma visita à Bienal do Livro. Devia ter uns 5 ou 6 anos e lembro chegar em casa esbaforida e deitar na cama para ler - em êxtase - a história de um esquilo que queria tocar forró e, para a música ficar completa, chamou seu amigo Quati para tocar zabumba.
 O problema é que o pobrezinho do quati não sabia o que era uma zabumba e, com vergonha de contar, saiu em busca do tal instrumento.
 Em certo momento, encontra uma caixa que faz um zumbido muito esquisito, nervoso, como se a caixa quisesse sair voando..... e não é que o zumbido era um mosquito preso?
 Não me lembro da história com riqueza de detalhes, mas sei que no final o quati consegue construir sua própria zabumba esticando algumas peles sobre a caixa e, com seu amigo esquilo, faz um animado xaxado!
 Aprendi junto com o quati o que era uma zabumba, aprendi que o tal esquilo também era chamado de "caxinguelê" e - o mais importante - aprendi como é delicioso ler um livro! Como é emocionante viver a história dos personagens e descobrir o mundo através de seus olhos, nesse caso, os pequeninos olhos de um esquilo e um quati que se tornaram tão grandes e especiais no meu imaginário de criança. 

 Hoje sei a importância que os livros de Ana Maria Machado têm no processo de alfabetização infantil e procuro incentivar minha filha com esse tipo de leitura. A literatura não precisa ser imposta como uma obrigação maçante e cansativa, tampouco com grandes clássicos. Basta uma história simples, singela e divertida que mostre como o universo dos livros pode ser vasto e impressionante.

 Espero que consiga levar este blog adiante, e que com ele faça um registro dos livros que passam pela minha vida e compartilhe com quem tiver paciência e interesse de participar!

 Um grande abraço! 
 


>> Você pode comprar este livro aqui!

1 comentários: