[LIVRO] O Demonologista

O Demonologista - Andrew Pyper
Ed. Darkside
320 páginas
Classificação: 3/5

"O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma. Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno."

 O Demonologista foi o primeiro livro que comprei da editora Darkside. Relativamente nova, é especializada em livros de terror/suspense. Ela capricha muito nas edições, os dois livros que possuo são de capa dura, com fitinha para marcar página e super bem acabados. Os livros Onde Cantam os PássarosA Menina Submersa (O L H A essa edição!) estão na minha wishlist!

 David Ullman, apesar de conhecido demonologista, é ateu e perseguido pelo trauma da morte de seu irmão na infância e posterior suicídio do pai. Seu casamento está em crise e, no mesmo período em que sua mulher - que já tem um novo namorado - pede o divórcio e deixa-o sozinho com a filha Tess, de 12 anos, uma estranha aparece em seu escritório convidando-o para investigar um "fenômeno" em Veneza. A princípio David hesita, porém acaba vendo a investigação como uma possibilidade de espairecer com a filha em outro continente.
 O tal "fenômeno" é uma possessão que perturba bastante Ullman e, a partir daí, diversos acontecimentos estranhos acontecem, culminando com a possessão de sua própria filha, que acaba se atirando num canal e é dada como morta pela polícia local. David está convencido de que sua filha não morreu e então uma intensa busca é iniciada, onde o protagonista se depara com as diversas faces e artimanhas do mal e tem seu ceticismo botado a prova a medida que seu antagonista demoníaco usa a obra Paraíso Perdido, a qual David é especialista, para dar dicas sobre sua verdadeira identidade.
 O livro possui muitas cenas no estilo de clássicos como O Exorcista, onde ficamos completamente tensos e apavorados com a sensação de vulnerabilidade e claustrofobia. Os diálogos entre o protagonista e o demônio são muito interessantes e envolventes, nunca sabemos sob qual forma ele vai se apresentar ou o quê pretende de fato.
 Confesso que no início a leitura foi um pouco arrastada, achei as descrições um pouco cansativas mas ao longo da busca vamos imergindo na história. Dei 3 de classificação porque fiquei decepcionada com o final; tive impressão que o autor acelerou demais pra chegar no desfecho e muitas coisas ficaram em aberto. As possibilidades do enredo poderiam ter sido melhor exploradas para nos apresentar um final mais impactante. Apesar disso, é uma leitura que vale a pena, tanto pela história em si como pela belíssima edição (a lombada do livro é texturizada para que o mesmo pareça antigo e desgastado) e pelas ilustrações magníficas de Gustave Doré - conhecido por ilustrar a Divina Comédia e O Inferno de Dante.

  O Demonologista ganhou o Prêmio de Melhor Romance do International Thriller Writers Award (2014), concorrendo com autores como Stephen King. Entrou em diversas listas de melhores livros de 2013, foi finalista do Shirley Jackson Award (2013) e do Sunburst Award (2014).

Veja o book trailer:

Ficou com vontade de ler? Você pode adquirir aqui: Submarino | Amazon

Um abraço e até amanhã!
 

6 comentários:

  1. Nossa, adoro esse tipo de livro e com certeza ele entrará pra minha wishlist! Achei muito interessante!

    Te indiquei pra responder uma tag, vai lá conferir
    http://mechamadebella.blogspot.com.br/2015/12/tag-descobrindo-novos-blogs.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou responder sim, Bella! Valeu pela indicação.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Esse é um livro que sem dúvidas eu quero MUITO ler, preciso encontrá-lo em uma boa promoção, sério, esse livro me desperta uma curiosidade absurda.
    Estou seguindo e adorando o blog <3
    Beijos.
    Tenho um blog no qual falo sobre filmes, series e cultura no geral. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma, tudo ótimo! Puxa, fico realmente muito feliz por estar gostando do blog, muito obrigada!
      Leia o livro sim (no Submarino está R$ 19,90). É como eu disse, ele não prendeu muito a minha atenção mas a magia da literatura é justamente essa.... às vezes você lê e tem uma visão completamente diferente, e compartilhar essas experiências é muito legal. Depois que ler, me conte o que achou!
      Estou indo agora ver seu blog.
      Beijos!

      Excluir
  3. As capas da DarkSide são sensacionais e eu sou louca pra comprar esse livro, ele está no topo da minha wishlist.
    Já tinha lido resenha dele em outro blog e depois de ler a sua fiquei com ainda mais vontade de conhecer essa história.
    Gosto de livros de terror/suspense, são meus preferidos. Se esse é "filho" de O código Da Vinci, como diz o book trailer, então deve ser bom!

    Beijos! Adorei seu blog! Já estou seguindo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lê!
      Leia o livro sim, quero saber como foi depois!
      Eu também amo o design e acabamento dos livros da DarkSide, eles são super caprichosos né?
      Beijos.

      Excluir